A razão da importância do sindicato de classe

0
174

Veja o que o órgão sindical pode realizar em defesa da categoria odontológica

É importante a manutenção de um sindicato de defesa da categoria profissional, qualquer que ela seja? É necessária esta ação visando assegurar direitos adquiridos pela classe trabalhadora, qualquer que seja a categoria profissional?  Ou é diferente a posição de uma categoria de cirurgiões-dentistas em comparação com outras categorias?

Se for positiva a resposta a qualquer uma destas questões, chega-se à conclusão, muito clara, de que é necessário existir o Sindicato dos Odontologistas. É importante que ele exista, tanto para representar perante as autoridades administrativas e judiciarias, os interesses gerais de sua categoria profissional ou os interesses individuais de seus associados, quanto celebrar convenções ou acordos coletivos de trabalho, como representante do cirurgião dentista, empregado dentre outras finalidades.

O Sindicato é importante, por estes e muitos outros aspectos, e por isso mesmo sua existência é garantida pelo direito à cidadania e à democracia.

O QUE É IMPORTANTE

Veja como é importante a existência de um órgão de defesa da categoria, constatando as ações desenvolvidas pelo Sindicato dos Odontologistas de Ribeirão Preto, o SINDIORP:

 – O Sindicato já desenvolveu e continua desenvolvendo intensa ação política em defesa dos legítimos interesses da categoria odontológica, nos âmbitos: federal, estadual e principalmente municipal.

 – Respeitando sua ação no âmbito sindicalista, o Sindiorp mantém, em Ribeirão Preto, estreito relacionamento com entidades da Odontologia, tais como a APCD Central – Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas, a APCD Regional Ribeirão Preto, o  CFO – Conselho Federal de Odontologia, a ABO Nacional – Associação Brasileira de Odontologia, a ABCD – Associação Brasileira dos Cirurgiões-Dentistas, os CROs – Conselhos Regionais de Odontologia, a AORP –  a Associação Odontológica de Ribeirão Preto, e a FNO –  Federação Nacional dos Odontologistas.

 – Nesse contato com as entidades afins, o Sindiorp amplia, de toda forma possível, os contatos que lhe cabem na ação sindical em defesa da categoria odontológica, com isso mantendo constante correspondência e atualizando sua atuação.

 – Dentro de sua área específica de ação, o Sindiorp se mantém atento junto ao poder público na luta pela defesa dos interesses da categoria odontológica.

– Continua também seu empenho na luta pela implantação integral do PCCS Municipal.

– O Sindicato de Ribeirão Preto integra o Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, com um representante eleito procurando, com sua atuação, a defesa dos direitos da categoria odontológica em todas as áreas do serviço público, assim como a defesa da saúde bucal da população.

– Outra ação importante é sua participação nas reuniões do CNCC (Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos), visando a busca de melhores conquistas.

 – Na Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), o Sindiorp ocupa o cargo de secretário geral da Diretoria.

 – Em trabalho conjunto com a Federação Nacional dos Odontologistas – FNO, o Sindicato dos Odontologistas de Ribeirão Preto iniciou conversação com a Federação Nacional de Estabelecimentos da Saúde, visando assinatura de Convenção Nacional Coletiva de Trabalho e reiniciou conversação com o Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo – Sinog – com a mesma finalidade.

 – Ao longo de sua atuação, o Sindiorp mantém-se na defesa dos interesses dos cirurgiões-dentistas conveniados, credenciados, credenciados ou prestadores de serviço na Rede de Saúde Suplementar de Assistência Odontológica (Planos de Saúde Odontológico), na base territorial do Sindicato dos Odontologistas de Ribeirão Preto.

 – Ainda na ação de defesa dos interesses profissionais, o Sindicato encaminhou ofício à Secretaria Municipal da Fazenda de Ribeirão Preto propondo modificação da lei municipal que rege a coleta de resíduos sólidos por empresa contratada pela municipalidade.

 – Mais uma vitória do Sindiorp na 6ª Vara de Justiça do Trabalho de Ribeirão Preto ocorreu na ação movida contra o Soesp, que garante a legitimidade da ação movida na área de Ribeirão Preto pelo Sindicato dos Odontologistas de Ribeirão Preto. Essa ação foi posteriormente julgada procedente em instâncias superiores do Tribunal de Justiça.

 – O Sindicato reiterou a pedido de ampliação das equipes de saúde bucal dentro do PSF, conforme pauta de reivindicação apresentada ao prefeito eleito.

 – Foi reiterado o pedido de duplicar o número de plantonistas cirurgiões dentistas na urgência/emergência, no atendimento odontológico, na rede municipal de saúde.

 – Solicitado o aumento do número de Equipes de Saúde Bucal, dentro dos parâmetros preconizados por lei.

 – Melhores condições de trabalho para profissionais cirurgiões-dentistas.

 – Realização de concurso público para contratação de novos profissionais cirurgiões-dentistas, nas suas mais diversas especialidades.

 – Implantação de plantões noturnos em feriados e finais de semana no UBDS Central, sobre tudo em respeito à população mais necessitada.

 – Respeito à legislação na aposentadoria especial do funcionário público municipal, reconhecida pelo STF, que prevê a integralidade e a paridade com os servidores da ativa, inclusive com o pagamento do Prêmio Incentivo aos aposentados.

 – O Sindiorp se empenha pelo reconhecimento à periculosidade no exercício da Odontologia.

 – Defende a implantação no município da Odontologia Hospitalar.

 – Reitera o pedido de funcionamento do Conselho Municipal de Fluoretação, em defesa da saúde bucal da população.

.- |Empenha-se para que seja disponibilizada uma ASB para CD no atendimento.

 – Ações Jurídicas: acompanhamento dos processos em andamento de interesse do SINDIORP, bem como prestação de assistência jurídica ao associado, através de consulta ou orientação.

 – Em defesa desses interesses, o Sindicato realiza mensalmente reuniões abertas à participação de dentistas associados, quando são tratados assuntos de interesse da categoria odontológica.

– Importante também tem sido a ampliação de convênios do Sindicato com profissionais e empresas do comércio em geral, visando à concessão de descontos aos nossos associados.

 – Após conversações com a Secretaria da Municipal da Fazenda foi encaminhado sugestões do SINDIORP para modificação da lei municipal que rege a coleta de resíduos sólidos por empresa contratada pela municipalidade, sendo agora possível acessar o site da Secretaria da Fazenda e nele ser dados as informações necessárias para dirimir dúvidas e principalmente ser cumprida a Resolução Nº 306, CONAMA em que o CD informa, a quantia de resíduos gerados, e a cobrança ser feita a partir desta informação. Continuam problemas que estão sendo discutidos.

Celebração de Convenção e Acordo Coletivo de Trabalho.

Mandato de Injunção possibilitando a aposentadoria especial do servidor público, Cirurgiões-Dentistas.

Várias ações ganhas na justiça em favor dos Cds, dentre elas a incorporação do Premio Incentivo nas aposentadorias.

– O Sindicato dos Odontologistas de Ribeirão Preto – SINDIORP, com sede própria localizada à Rua Amador Bueno, 253 sala57, Centro, Ribeirão Preto, telefone (16) 3635-9633, site: www.sindiorp.org.br, e-mail: sindiorp@gmail.com, criado da vontade soberana dos Cirurgiões-Dentistas desta cidade, na noite de 06 de novembro de 1989, reunidos com cerca de cem profissionais, fundaram o SINDIORP, entidade voltada  em defesa da categoria, reconhecido pelo M.T.E. em 04 de maio de 1993

Várias vitórias estão contabilizadas e importantes avanços hão de vir. Todo categoria odontológica de Ribeirão Preto deve estar mobilizada para a continuidade do SINDIORP. Participe você também.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA