Entidades de classe trabalham juntas pela saúde bucal.

CNCC apresenta Guia prático de atualização para convênios e credenciamentos
julho 30, 2015
Odontologia é +
agosto 7, 2015

Assuntos de interesse da classe Odontológica são determinantes para um trabalho em conjunto.

Na sede do Conselho Federal de Odontologia, em Brasília, na última terça-feira, 15/7, estiveram reunidos (esquerda para direita) o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Dr. José Campos; o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Dr. Sílvio Checchetto; representando o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO Nacional), o presidente da ABO Taguatinga (DF) e representante dessa instituição no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Dr. Tarcísio Pinto; secretário-geral da FNO, Dr. Ernani Bezerra; presidente do CFO, Ailton Morilhas; Dr. Ruben Corte Real (CFO); a presidente da Federação Nacional de Odontologistas (FNO), Dra. Joana Batista de Oliveira Lopes e o vice-presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Dr. Wilson Chediek. “O Conselho Federal de Odontologia trabalha unido às instituições da categoria em prol da saúde bucal”, diz o presidente do CFO, Aílton Morilhas”.

A reunião teve por objetivo discutir projetos de lei de interesse da classe, assim como o oferecimento de cursos de pós-graduação por essas entidades e ações que deverão ser tomadas em conjunto com as instituições em prol da classe odontológica e da sociedade.

Mais uma vitória da classe Odontológica: aprovada Semana de Prevenção ao Câncer Bucal

Postado em 28/05/2014

A classe odontológica comemora.

Foi aprovado, nesta terça-feira, 27, o PL nº 3939/12, de autoria do deputado Dr. Grilo (SDD-MG) que institui, anualmente, a primeira semana do mês de novembro, como a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal. Uma dupla vitória se deve ao fato do projeto ter sido aprovado na mesma semana em que se promove o Dia Mundial sem Tabaco, (31) um dos maiores fatores de risco para o câncer na boca – o fumo.

“Essa é uma vitória da categoria odontológica e das entidades que vem trabalhando junto ao Congresso em prol do cidadão e dos profissionais da Odontologia. Não podemos mais deixar que essa doença continue matando, em média, 4 mil pessoas por ano. É preciso conscientizar a população que os efeitos do fumo, da ingestão de bebida alcoólica, de uma falta de higienização bucal bem feita, dentre outros fatores, causem a morte, muitas vezes prematura, em nosso país.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012, ocorreram 14.170 casos novos, sendo 9.990 em homens e em 4.180 mulheres, considerado um número crescente e com alto índice de morte, comparados aos dados de 2010 com 4.891 mortes, 3.882 de homens e 1.009 de mulheres. A estimativa para o Brasil, no ano de 2014, é que sejam diagnosticados 11.280 casos novos de câncer bucal em homens e 4.010 em mulheres. Tais valores correspondem a m risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres.

Já aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), o PL 3939/12 agora também teve aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). O objetivo da Semana é estimular ações preventivas e educativas, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atendimento integral a portadores de câncer bucal, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle desse mal que envolve milhares de brasileiros, além de difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença.