A Vice-Presidente da Federação Nacional dos Odontologistas, Dra. Joana Batista Oliveira Lopes, participou, no dia 09/04, da reunião Ordinária do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde, em Brasília.
Na oportunidade, a Dra. Joana apresentou proposta de Projeto de Lei que cria o Plano Nacional de Cargo Carreira e Salário, direcionado a todos os profissionais da área da saúde. Na sua fala a Vice Presidente da FNO falou que os cuidadores da saúde e da vida da população clamam por uma política de gestão de pessoas que resolva de vez os salários baixíssimos percebidos pelas diversas categorias em virtude da complexidade e responsabilidades de suas atividades.
Em setembro de 2012, a FNO preparou e encaminhou um ofício ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha em que apresenta como proposta a fixação dos padrões de salários, a regulamentação da jornada de trabalho, vencimentos e remuneração de todos os Servidores do Sistema Único de Saúde – SUS, lotados nas três esferas de Governo, assim como os demais componentes do sistema remuneratório dos servidores públicos do Sistema Único de Saúde lotado na União, nos Estados no Distrito Federal e nos Municípios.
O documento foi elaborado levando em conta o trabalho realizado pela Comissão Especial do PCCS-SUS – Portaria nº 626/GM, de 08/04/04 e aprovado pela Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, Comissão Intergestores Tripartite e referendado pelo Conselho Nacional de Saúde, transformada na portaria Ministerial PORTARIA Nº 1.318, DE 5 DE JUNHO DE 2007 e após escuta da classe representada pela FNO assim como das deliberações da 14ª Conferência Nacional de Saúde que foi adaptada para a Carreira Nacional do SUS – PNCCS-SUS, através da Comissão de Projetos da FNO formada pelos Cirurgiões Dentistas, Dr. Fernando Gueiros, Dr. Ernani Bezerra e Joana Lopes.
Entram nessa luta com a FNO as seguintes entidades: A Federação Nacional dos Odontologistas, a Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, a Federação Nacional dos Psicólogos, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a Federação Nacional dos Médicos Veterinários, a Federação dos Servidores Técnicos das IFES, a Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social e o Conselho Federal de Medicina Veterinária,
“Apesar de ser uma bandeira antiga da FNO, o documento segue agora mais fortalecido com o apoio das Entidades de classe da área da saúde”, explica a Dra. Joana.